Apresentação das principais ferramentas de construção narrativa; Espaço para discussão das ideias e acompanhamento de projetos.
Indicações de leitura e método:
- Aristóteles “A Poética”;
- Lavandier, Yves “A Dramaturgia” (nova edição em português);
- Bergson Henry, “O Riso”;
- Carrière, Jean-Claude “A Linguagem Secreta do Cinema”;
- Ferro Marc, “Historia e Cinema”
- Tirard, Laurent, “Grandes Diretores de Cinema”;
- Mamet, David “Os Três Usos da Faca”;
- Scott, Kevin Conroy , “Lições de Roteiristas”.
Uma proposta de filmografia:
- Desde que Otar Partiu, de Julie Bertucelli (1º filme);
- Janela Indiscreta, de Alfred Hichcock;
- O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski;
- A Rainha, de Stephen Frears;
- Cleo, de 5 a 7, de Agniès Varda (1º filme);
- Veludo azul, de David Linch;
- En soap, de Pernille Fischer Christensen (1º filme);
- Casa de Alice, de Chico Teixeira (1º filme);
- Depois daquele beijo, de M. Antonionni;
- Eu, você e todos nós, de Miranda July (1º filme);
- Se o meu apartamento falasse, de Billy Wilder;
- Dogville, de Lars von Trier;
- Reencarnação, de Jonathan Glazer;
- To be or not to be, de Ernest Lubitsch;
- Voltar a morrer, de Kenneth Branagh;
- Do outro lado, de Fatih Akin;
- Alphadog, de Nick Cassavettes;
- Uma juventude como nenhuma outra, de Vidi Bilu Dalia Hagar (1º filme);