A Dramaturgia

A dramaturgia-couvO Livro La Dramaturgie tornou-se, desde o lançamento de sua primeira edição em 1994, na França, uma referência incontornável para os que querem escrever roteiros, bem como para aqueles que, no universo da comunicação e das ciências humanas, desejam compreender os mecanismo de construção narrativa.

“Salvo retornar à Poética, de Aristóteles, só existe, na França, um equivalente à literatura anglo-saxônica, relativa ao aprendizado do roteiro: La Dramaturgie, d’Yves Lavandier.” – Jacques Audiard

“Yves Lavandier’s ‘Writing Drama’ is different. Because while most screenwriting books are very dogmatic and indicate that you should do it as the author would do it, Yves Lavandier puts every option that he knows of on the table. But in the end, he leaves it to you, the writer, to pick and choose your story elements.” – William Rabeneck

Mais do que isso, a obra de Yves Lavandier – já em sua 4ª edição revisada em francês e traduzida para o inglês, espanhol e italiano – examina, a partir de exemplos clássicos e contemporâneos de um vasto repertório, comum a todos, cada peça componente desta ponte que liga AUTOR e ESPECTADOR. Sem nunca cair na tentação do manual hollywoodyano; tão pouco na do ensaio teórico. Uma leitura agradável e dinâmica, que cita Opera, Tv, Teatro, Cinema e Quadrinhos, trazendo a reflexão sobre a construção narrativa ancorada na relação causa e efeito, acessível a todos.

No Brasil, a falta de bibliografia dificulta o aprendizado e o exercício da escritura roteirística. Títulos esgotados e pouco unânimes, além de muito voltados para as fórmulas “receita do sucesso”. Este é o ponto de partida do projeto de lançar La Dramaturgie em português, em um momento em que as escolas de cinema se multiplicam em todas as regiões brasileiras e que o seu estudo passa a ser comparado a um M.B.A. (cf. NYTimes 6/3/2005).

Nascido em 2 de abril de 1959, Yves Lavandier foi aluno de Milos Forman e Frantisek Daniel, se formando pela Columbia University. Autor dramático e script doctor, Lavandier assina o roteiro e a direção de vários curtas-metragens e do longa “Oui, Mais… “, lançado na França em 2001.

Juliana Reis assina a tradução e adaptação da edição em português de A DRAMATURGIA.

Eis alguns trechos da tradução:

para encomendar um exemplar da edição luso (lançada em Portugal em junho de 2013)
clique aqui
©2012 - Escrevendo & Filmes - Todos os direitos reservados / All rights reserved - Login Design: SUBITO CREATIVE