“Disparos” instiga com diálogos cortantes e edição surpreendente

 

por Paulo Neto em Cine, Cultura, News no dia 6 Novembro , 2012

A violência urbana, o caos social e os instantes decisivos são os temas abordados pelo surpreendente e vibrante “DISPAROS”, dirigido e roteirizado por JULIANA REIS, professora de Roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro que estreia com desenvoltura no papel de realizadora.
Um assalto à mão armada, um atropelamento, a noite carioca como pano de fundo e muitos diálogos inteligentes e repletos de humor cortante conduzem este thriller que tem edição entrecortada de flashbacks, num roteiro muito bem armado e delineado passo a passo para instigar o espectador.

O craque GUSTAVO MACHADO (em mais uma excelente atuação) interpreta um fotógrafo envolvido nesta rede de acontecimentos, ao lado do garoto vivido por JOÃO PEDRO ZAPPA (ótimo, uma revelação). CACO CIOCLER vive. com cinismo ímpar, o delegado que recebe o caso em suas mãos. DEDINA BERNARDELLI interpreta com desespero sufocado. O elenco também tem o talentoso Igor Rickli (o Berger do musical “Hair”), o diretor de teatro Gilberto Gavronski, o onipresente Babu Santana (finalmente vivendo um pai de família e não um bandido), Thelmo Fernandes (bonachão e roubando a cena como de costume) e Pedro Caetano (atualmente em cartaz no musical “Priscilla – Rainha do Deserto”).

A edição de Marília Moraes e Pedro Bronz (vencedores da categoria no Festival do Rio) recorta com muita fluidez a narrativa e os flashbacks, confluindo para o interesse cada vez maior do espectador. Durante o terço final, o roteiro – que caminhava tão certeiro em linhas convergentes e pulsantes – derrapa na tentativa de homogeneizar todos os pequenos multiplots que circundam a trama principal. O diálogo final de Gustavo Machado com Júlio Adrião perde em vibração e já não instiga tanto quanto no início, mas “Disparos” é, apesar desta queda de ritmo, um excelente policial brasileiro, um gênero pouco explorado com a destreza e habilidade que este possui.

Imperdível. Merece fazer grande bilheteria quando estrear ainda este mês de novembro.

 

Deixe seu comentário


©2012 - Escrevendo & Filmes - Todos os direitos reservados / All rights reserved - Acessar Design: SUBITO CREATIVE